Camisu de Krioula 2010


Conhecerem a realidade sócio-econômica da mulher afro-brasileira é um trajeto essencial na compreensão de uma série de estigmas, preconceitos inerentes à sua própria condição de escravo-descendente.

A mulher afro-brasileira ocupa hoje, uma posição bem significativa dentro da sociedade brasileira, apesar de ainda perpetuar uma exclusão da mesma baseada na cor da pele e na origem étnico-cultural.

A realidade desta segregação, o mito da Democracia Racial tem sobrevivido nos discursos oficiais, vendido ao mundo pelas classes dominantes num ilusório processo natural de miscigenação pacífica e harmoniosa.

Hoje a mulher afro-brasileira acompanha as mudanças que acontecem no mercado, mudanças essas, que se transforma a cada dia em hábitos e costumes. Por ser uma figura contemporânea ela está sempre em busca de novas informações que venham a contribuir em sua formação cultural, religiosa, política e social.

As mulheres afro-descendentes de um modo geral, nos últimos anos alcançam, cada vez mais, vários degraus e vem ocupando cargos de grande importância na sociedade brasileira.

Essa é a nova versão da mulher afro-brasileira em nossa sociedade, com um toque de sutileza e refinamento, a mulher afro-descendente do século XXI, quer mostrar o lado "Clean" de sua personalidade criando e acreditando nas oportunidades surgidas dentro do mercado brasileiro.

Tendo em conta a importância das expressões culturais, bem como de ter acesso a elas, de modo a favorecer o seu próprio conhecimento.

Reafirmando que a liberdade de pensamento, expressão, informação e comunicação, enfatizam o seu potencial para melhoria da condição da mulher dentro da sociedade.

Camisu de crioula ou de crioulo usado em vários segmentos da cultura, Baianas do Acarajé, Baianas de Pernambuco, Baiana das Escolas de Samba, completando o sinônimo de alegria e beleza mostrando as diversas expressões culturais em cada ponto do país.

Um dos grandes fatores que estão colaborando para implementação desta homenagem são as personalidades participantes desse evento, onde os mesmos são praticantes e ou simpatizantes da religião afro-brasileira e que possuem uma bagagem bem significativa da mesma, que através de seus conhecimentos, existe uma grande vontade de divulgar, mostrando, preservando as suas tradições e através desta dedicação contribuindo com a valorização da Cultura afro-brasileira.

O Camisu de Krioula 2010” vem mais uma vez apresentar a diversidade das expressões culturais, em sua 2ª edição irá homenagear as mulheres do Mundo do Samba, com todas suas gingadas, essas grandes mulheres que fazem parte da construção deste mosaico cultural, e é claro, como não poderia deixar de faltar às mulheres que representam a religiosidade da nossa cultura que chamamos de “Afro-Brasileira”.

Considerado um "ESTILO" dentro da religião camisu, uma referência de moda, desenvolvida pelas mulheres africanas na época do Brasil colônia, usada por varias gerações dentro e fora da religião transformações essas, que ao longo dos anos tornaram-se marcante e através de uma única peça de roupa, simboliza a religiosidade dentro de algumas religiões brasileiras mostrando a soberania e o poder matriarcal das mulheres brasileiras sem distinção de raça.

Com passar dos anos aprendemos com os nossos ancestrais que a figura feminina é lembrada em varias narrativa e passagens e pela nossa história, valorizando os conhecimentos adquiridos dentro da religião, passando de geração em geração, nos reportam a convivência do dia a dia com os orixás e a essência da religião afro-brasileira.

Sendo assim, as religiões afro-brasileiras de matriz africana contribuíram com tais conhecimentos, para a formação cultural e histórica do Brasil.

Pretendemos manter essas narrativas vivas e colaborarmos para a preservação da cultura e religião afro-brasileira.

Venha e participe desta grande homenagem, feita a vocês "MULHERES" e convidar a todos que contribuiem com nossa cultura Afro-Brasileira.